Transporte individual

Mobilidade urbana – ESCOLHAS na Europa

mobilidade urbana

Mobilidade urbana – ESCOLHAS na Europa: carros elétricos, híbridos, a gasolina ou a gasóleo, como respondem os consumidores quando o tema é a aquisição do automóvel?

No quarto trimestre de 2020, um em cada seis automóveis de passageiros matriculados na União Europeia é um veículo elétrico (16,5%). Os pacotes de estímulo à aquisição de veículos com emissões de carbono baixas ou nulas, que têm sido apresentados por vários governos dos países da Europa, têm apresentado resultados.

Em termos globais, os dados partilhados pela European Automobile Manufacturs Association, indicam o seguinte:

  • Em 2020, os veículos elétricos híbridos representavam 11,9% das vendas totais de automóveis de passageiros na UE, contra 5,7% em 2019.
  • Os veículos elétricos registaram um aumento semelhante na procura no ano passado, representando 10,5% de todos os registos de automóveis novos na União Europeia, em comparação com uma quota de mercado de 3,0% no ano anterior.
  • De outubro a dezembro de 2020, as vendas de automóveis a gasóleo e a gasolina registaram ambas perdas significativas. O número de veículos a diesel registados na UE caiu 23,0% . A procura de automóveis a gasolina sofreu uma queda ainda maior (-33,7%), contudo, a gasolina ainda representava quase metade (47,5%) das vendas totais de automóveis de passageiros da UE.

O aumento significativo na procura de veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) – com registos a crescerem 216,9% e 331,0% respetivamente – foi em grande parte impulsionado por estímulos governamentais para veículos com baixas e zero emissões. De facto, alguns dos maiores ganhos foram observados em países com os incentivos mais robustos.

Pela primeira vez, mais de um milhão de unidades tanto de automóveis híbridos elétricos (1.182.792) como de automóveis de passageiros elétricos (1.045.831) foram vendidos na UE de janeiro a dezembro de 2020.

Também aumentaram os registos dos automóveis que funcionam com combustíveis alternativos.

São números que revelam o crescimento de novas escolhas quando se trata de adquirir um automóvel. Vale a pena estar atento!

Conheça o relatório completo aqui